quinta-feira, 14 de junho de 2007

2. Existem cursos? Quem os ministra?

Um atalho que pode ajudar a ganhar algum tempo no início é procurar cursos de análise gráfica (ou fundamentalista) para você se familiarizar com os termos e estudos antes de seguir carreira solo.

Existem vários cursos, dados em várias cidades, por antigos operadores ou professores teóricos, que só ensinam mas não operam. É claro que aprender de alguém que está com a cara no mercado é sempre melhor e pode não ser muito barato, mas para quem está começando, acredito que tanto um como outro são de grande valia.

Lembre-se sempre que ali são aulas. Sabemos pelo background que nem sempre teorias são aplicadas na prática, sem adaptações. Então tome cuidado para não sair muito empolgado e já aplicar o que você aprendeu com dinheiro de verdade.

Existem também muitas informações espalhadas na internet. São válidas? Muitas vezes sim, outras não..mas muitas vezes algumas delas são extremamente válidas para um grupo, e para outro não tem serventia alguma. O processo de aprendizagem é assim mesmo...você vai devorar uma quantidade enorme de informações, testar e filtrar as que considerar válidas para você e seu estilo, e descarte o restante.

De qualquer forma, não encare o professor, ou quem quer que tenha escrito ou te passado técnicas, como um sabe-tudo, um guru que você deve seguir cegamente. Isso pode fazer você falir, na melhor das hipóteses. Não abandone sua inteligência, seu senso crítico, seus princípios ou valores porque qualquer um te prometeu fortunas em curto tempo.

Mais uma dica...para operar, existe um segundo ponto tão importante quanto técnicas objetivas de análise: suas emoções.

O lado bom é que são suas emoções e só você tem total controle sobre elas. O lado ruim é que nós pensamos que essa frase anterior é verdadeira, mas não é ! Por mais que você acredite que controla suas emoções, você vai reparar, operando, como elas pregam peças na gente. Características como pressa, afobação, ganância, medo, prepotência...serão notadas por você em suas ações ou reações na frente do gráfico. Espero sinceramente que em pequena escala, mas elas fatalmente acontecerão mais cedo ou mais tarde, e por mais que você esteja lendo agora e dizendo "comigo não vai acontecer", peço que lembre disso mais tarde.

Pessoal, não estou colocando praga em ninguém...somos humanos, seres emocionais, e estamos sujeitos a determinadas reações. O ponto é que essas reações diferentes eventos precisam ser trabalhadas juntamente com o estudo das técnicas.

Muitos aconselham meditação, ioga, prática de esportes, ou uma atividade que tire as pressões dos seus ombros. Quero abordar com mais detalhes essa parte, mas somente em posts futuros, pois esse assunto é vasto e interessantíssimo...sobretudo para quem já começou a operar...

Até o próximo post...fiquem bem!

Technorati :

Nenhum comentário: