quarta-feira, 7 de novembro de 2007

6. Ja estou estudando, como e quando começar?


A primeira ação efetiva de alguém que deseja aprender a operar é começar a estudar. Ler, ler, ler, ler...estudar, estudar, estudar....Mas como estudar esse assunto?


Não tenho pretensão alguma de ensinar alguém a estudar, cada um tem seu método. Então, como em outros tópicos, o que farei é dizer qual a maneira que faço e tenho melhores resultados. Também achei interessante colocar o modo que não tive bons resultados...assim você terá dois parâmetros para balizar sua metodologia.


Vamos lá...de posse dos livros, alguns sobre psicologia, outros técnicos (no meu caso)..você se pergunta...por onde começar estudar? É uma resposta delicada, cada pessoa tem um perfil diferente, uma personalidade única, e reage diferentemente a variados estímulos. O comportamento do trader na frente dos gráficos é crucial para o sucesso dele nas operações. E será uma questão de tempo para colocar-se à prova frente aos gráficos.


Francamente, quem quer começar a estudar pra operar, quer logo ir ao pote, aprender as técnicas...então não vejo problema algum em começar estudando-as. Mas recomendo dez vezes, cem vezes....leiam outros livros, conheçam a si mesmos, aprendam sobre seu próprio comportamento ou perfil psicológico. Conheçam sua zona de conforto, suas limitações, suas deficiências....Exemplo? Bom, se você é ansioso, elétrico, cuidado ! Aprenda a relaxar e a ter paciência antes de encarar o mercado. Os livros podem te ajudar nisso...estude você mesmo, que é a parte mais difícil...


ESTUDOS TÉCNICOS


Minha linha de estudo é baseada na análise gráfica. Foi minha opção. Existem livros que tratam disso. Todos em inglês....então se você até hoje não viu motivos para aprender inglês....


Esses livros mostram padrões, ocorrências gráficas onde a PROBABILIDADE de se repetir certo comportamento é grande. Tudo aqui é probabilidade...e operamos segundo essa probabilidade....Quem falar que tem certeza que toda operação que entrar será positiva, de duas uma...ou dê as costas ou abandone tudo que você tem pois acaba de encontrar Deus.


Uma maneira de estudar é ter paciência....não engolir os livros, mas aprender alguns poucos padrões e identificar num gráfico em tempo passado ou presente, esses padrões de operação que acabou de estudar. Isso é rápido? NÃO !!! Nenhum processo de aprendizado é instantâneo....quanto anos você levou pra se graduar? Pois é...aqui não é diferente e não acredite em atalhos (apesar de saber que você está doido para acreditar neles e poupar tempo rumo ao seu primeiro milhão...rsss) Mas o assunto é sério..é comum fazermos umas operações positivas, animarmos com isso e já partirmos para as operações reais. Opere no mínimo 2 meses usando os princípios que você quiser, mas sempre os mesmos, de entrada e saída das operações. No mínimo! Se puder, faça por mais tempo...mais 2 meses....Acha muito? Está ansioso pra começar logo? Ótimo...essa ansiedade é uma prova que você não está pronto. Analise os seus resultados e certifique-se que o que você está fazendo nas plataformas de demonstração são estratégias reais, factíveis de serem utilizadas com dinheiro de verdade, e com seu dinheiro ! Veja se seus pontos de entrada têm stops que te protegem de um provável direcionamento do mercado contra sua posição, e se esse stop é facilmente absorvível como prejuízo.


Resumos são ótimas formas de registrar o que leu e deixar as principais informações sempre à mão para consulta.


Comece com contas 'mini' na real. Mesmo que você tenha U$ 1 mi pra investir, comece com uma conta mini pra se familiarizar com ganhos e, perdas...com dinheiro de verdade. O spread costuma ser maior que uma conta normal, mas compensa pelo aprendizado e prudência. Eu mesmo não fiz isso e teimei algum tempo pra fazer, até retomar o rumo. Não foi bom, posso falar com propriedade. Mas, como princípio, faça o que você se sentir seguro pra fazer.


PSICOLOGIA


Há também os livros que tratam da parte comportamental e eles são muito importantes, ainda mais se você nunca se preocupou com isso. Muitos dos comportamentos que temos vão à tona num momento onde a emoção pode tomar conta, causada por fatores positivos ou negativos. A emoção que existe na atividade de trader é muito parecida com aquela vivenciada numa mesa de poker. Um momento de euforia pode colocar em cheque tudo que você havia ganhado.


Já mencionei que tudo aqui é uma probabilidade, certo? E se você pegar uma semana onde suas operações negativas superam as positivas? E se superarem em muito? Como será seu comportamento frente à plataforma de negociação? E se estiver com problemas no trabalho ou em casa? Será que seu cérebro vai estar totalmente focado nas operações e emoções diversas não irão passar pela parte racional como se fosse uma neblina densa, impossibilitando uma leitura imparcial, objetiva do que está ocorrendo graficamente?


O quanto você já está preparado pra lidar com você mesmo, sem poder colocar a culpa em nada nem ninguém mais do que você, pelas coisas que acontecerem!?


São perguntas que quem está iniciando nessa área não tem idéia de como são relevantes e como elas serão lembradas mais para frente. Tudo aqui neste blog são sugestões. Não de um expert, longe disso, muito longe mesmo! Mas de alguém que já passou por esse comecinho, ja quebrou a cara e vem se calibrando dia a dia nos vários aspectos necessários para ter uma consistência a longo prazo nesse segmento.


Meu tempo acabou agora, tenham um ótimo dia !






Technorati : , , , ,

Um comentário:

Lucianna X disse...

Beleza, tava em dúvida como e quando começar a estudar. É complicado, mas valeu pelas dicas!