segunda-feira, 12 de novembro de 2007

7. Corretoras, bancos, envio e recebimento de recursos...


Bom, devido ao pouco tempo livre que está sobrando, vou dividir esse tópico em partes. Quanto à corretora, ja tenho um tópico neste blog onde tem muita informação, então tiver dúvida ou quiser alguns atalhos para agilizar o processo de abertura de conta num broker, e ter certeza que será bem atendido e terá um excelente suporte, enviem um email pra mim.


BANCOS:


Em geral, a flexibilidade dos bancos fora do Brasil é um grande ponto positivo. Aqui no Brasil, num mesmo banco, a opinião de gerentes de agências diferentes chega a ser contraditória quanto ao envio de recursos de sua conta para corretoras fora do país (mesmo sem impedimento algum do Banco Central). Além da burrocracia excessiva para você movimentar seu próprio dinheiro, os bancos fazem de tudo para dificultar as transferências, quando não barrá-las por motivos internos e sem fundamentação lógica.


Lá fora, o dinheiro é seu e você manda pra onde quiser. Tenho uma conta no BIG Online que até hoje me atendeu, mas na época, não fui muito bem instruído e portanto não procurei outros bancos até alguns meses atrás. A grande desvantagem do BIG é que ele não emite cartão de crédito/débito para seus clientes que moram fora de Portugal. Dessa forma você poderá movimentar sua conta de todas as formas, desde que sejam via wire transfer.


Existem vários bancos que aceitam a abertura de contas overseas e emitem cartões pra você ter maior liberdade com sua conta, sem sua presença física lá na agência. O HSBC é um deles. Procurei principalmente no HSBC do Canadá, EUA e Hong Kong, todos me responderam rapidamente e logo vou postar suas exigências e procedimentos para abertura de conta para não-residentes (IMPORTANTE: de qualquer forma, você precisa contatá-los por email, pois isso gera uma abertura de processo interno deles, pelo qual vão acompanhar seu atendimento). O Lloyds Bank também aceita e alguns bancos espanhóis também. O procedimento não é complicado e após aberta a conta você transfere de sua conta aqui no Brasil para sua conta no exterior. Este procedimento não tem muita encheção de saco, no máximo pedirão sua declaração de renda, ou algo assim (o que no exterior, também não é pedido.....êta brasilzinho....).


Recomendo que entrem nas páginas dos bancos que desejarem ver a disponibilidade de abertura de contas para não-residentes e mandem um email polido para eles. E não se esqueça de ser educado no email. Quanto mais polido, melhor. Se precisarem de um "help", me escrevam.




Technorati : , , , , , , ,

5 comentários:

Krishna disse...

Oi,

Muito interessantes seus artigos, parabéns!
Tenho uma dúvida de iniciante, e, se não for incômodo, gostaria de fazê-la...
Para envio de divisas para o exterior com a finalidade investimento (Forex, NYSE, etc). Como você procede? Você transfere diretamente da sua conta no Brasil para o seu Banco no exterior e de lá para o Broker? Li em algum lugar que não seria possível transferir dinheiro para o exterior quando o destinatário é o mesmo do remetente... Essa informação é correta?
Obrigado por sua atenção e mais uma vez parabéns pelo trabalho!

Lester Izaac disse...

Krishna, a informação que você tem está errada. Você pode sim transferir para sua própria conta lá fora. A forma que acho mais conveniente e prática devido à burrocracia brasileira é de enviar para minha conta lá fora e, dela, transferir para a corretora.
Namasté !

Anônimo disse...

Muito boa esta 1ª parte do post!

Mal posso esperar o resto!

Continue assim brother!

Melhor 4xblog em portuga que existe!

Um Forte abraço!

Unknown disse...

Ola,
Parabens pelo Blog! Realmente são artigos muito interessantes, principalmente para os iniciantes, como eu.
Tenho uma pergunta com relação a bancos.
Se voce possuir conta no mesmo banco no Brasil e no Exterior (HSBC, por exemplo) a transferência entre suas contas será uma wire-transfer?
Qual a melhor forma de diminuir os encargos? Utilizando apenas o banco no exterior que emita cartão de crédito/débito para não-residentes?
Obrigado!

UKBELLO10 disse...

ola meu nome e marcio e gostaria de saber quais sao os livros que deve ler, moro ha 10 anos na inglaterra e nao vou ter dificuldade em ler em ingles, achei muito interessante e inteligente seu ponto de vista obrigado mesmo, mai uma coisinha, pode me passar um bom web site tambem? Bye